Cintergeo foi um sucesso!

O II CINTERGEO – Congresso Internacional de Educação e Geotecnologias, foi um sucesso e já deixa saudades para os seus participantes e organizadores.

O evento CINTERGEO – reuniu também, além da segunda edição do congresso, o VI Simpósio de Cartografia para Escolares – SIMCAES e o VII Encontro de Pesquisadores da Rádio – RÁDIO como eventos integrados. A articulação entre os três eventos, teve o objetivo de promover reflexões e difundir práticas pedagógicas e de pesquisa relativas às intervenções na Educação, em especial, no que concerne às temáticas contemporâneas: Geotecnologias, Representações Sociais e Cartografia para escolares. Essa interlocução entre os Grupos de Pesquisa, seus professores, pesquisadores e comunidade científica visa aproximar a Universidade das ações e experiências promovidas na Educação Básica.

A seguir, algumas imagens do evento, mas você pode conferir outras em:
http://cintergeo.uneb.br/

08 de maio | Paulo Freire em tempos de Fake News: verdades, mentiras e atualidades do legado.

Jason Ferreira Mafra

Doutor (2007) e mestre (2001) em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Graduado e licenciado em História pela Unisal. Desenvolveu, no doutorado, estudo sobre o conceito de conectividade em Paulo Freire. Tem experiência docente nas redes pública e privada, da Educação Básica e Superior, lecionando, pesquisando e orientando temas relacionados à Metodologia da Pesquisa, teoria e práxis freiriana; etnorracialidade e educação.

  • É docente do Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Educação da Universidade Nove de Julho (PPGE-UNNOVE) e Diretor do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Práticas educacionais (PROGEPE) na mesma universidade.
  • Desenvolve e orienta pesquisas nas linhas Metodologia da Aprendizagem e Práticas de Ensino (LIMAPE); Educação Popular e Culturas (LIPECULT).
  • É membro do Conselho Internacional de Assessores do Instituto Paulo Freire, onde coordenou, de 2000 a 2010, a Universitas Paulo Freire (UNIFREIRE).
  • É autor de diversas obras didáticas em História, para a Educação Básica, e de artigos e livros em Educação. Dentre outros, publicou: Paulo Freire, contribuiciones para la pedagogía, 2005, (Editora Clacso); Valores e diálogos para uma cidade educadora (2010), História (4 volumes, para Educação de Jovens e Adultos); Jean-Ovide Decroly (2010) e Bogdan Suchodolski (2010), livros da Coleção Educadores, do MEC; Universidade Popular: teorias, práticas e perspectivas (Liber Livro, Instituto Paulo Freire, 2013); A ditadura espelhada (Liberlivro, 2014); Paulo Freire, um menino conectivo (Liberlivro, 2016). É um dos organizadores do livro Pedagogia do oprimido: o manuscrito (Liber Livro, Instituto Paulo Freire).
  • Entre os projetos em que atua como pesquisador, destacam-se: 1) Observatório da Educação (Obeduc): Universidade Popular no Brasil, financiado pela CAPES; 2) Programa Marco Interuniversitario Para La Equidad Y La Cohesión Social De Las Instituciones de Educación Superior En America Latina, Riaipe 3, no âmbito do Programa Alfa III, financiado pela Comissão Europeia para a cooperação exterior.
  • É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq “Ylê-Educare: educação e questões étnico-raciais.