A Rádio da Escola na Escola da Rádio

Definição co Projeto
O projeto “A rádio da escola na escola da rádio” é uma proposta de intervenção desenvolvida em espaços formais e não formais de educação. A Rádio ou o Rádio denota uma metáfora associada ao compartilhamento das histórias e micro-histórias inerentes aos lugares e aos sujeitos das escolas públicas envolvidas na Pesquisa. Nesse contexto, está associado aos registros materiais ou imateriais das percepções, dos entendimentos e dos saberes/conhecimentos geográficos na dimensão do lugar e sob a ótica dos sujeitos; especialmente aqueles mediados pelas geotecnologias.
O viés dos sujeitos, pesquisadores, professores e alunos da Rede Pública de Ensino, empreende a potencialidade de outro olhar ao lugar da vida cotidiana. Nessa perspectiva, a dimensão do lugar como uma alternativa às práticas hegemônicas, homogêneas e globaritárias, a qual revela e emerge as possibilidades de reversão, subversão e transgressão das técnicas e das tecnologias, ressaltando que “[…] a importância do lugar não está associada à sua natureza ou conceito, mas, basicamente, às potencialidades criativas que esta dimensão oferece aos sujeitos”.

Nessa compreensão, a Rádio ou o Rádio valora e empodera os sujeitos pela sistematização e compartilhamento dos saberes e conhecimentos na dimensão do lugar, lócus da vida cotidiana, das experiências e vivências imediatas, bem como das potenciais alternativas.

As ações são desenvolvidas através do exercício dialógico e investigativo, que consiste no levantamento/análise de dados referentes à história, memória, manifestações culturais, artísticas, sociais e estruturais que compõem os espaços como elementos mobilizadores e propiciadores de “sentimento de pertença” por sujeitos partícipes à sua cidade e ao seu lugar
vivido.

SITE DO PROJETO:

aradio.geotec.uneb.br/

Coordenação do Projeto “A Rádio da Escola na Escola da Rádio”

Dr. Francisco Jorge de Oliveira Brito 


Em que consiste…
A “Rádio” expressa uma metáfora que correlacionamos saberes inerentes aos sujeitos a partir da história, memória, manifestações culturais, artísticas, sociais e estruturais que compõem os lugares vividos, à produção do conhecimento. E, o “Rádio” como representação de um mecanismo de difusão e compartilhamento desses saberes, articuladamente construído a partir do lócus da vida cotidiana. Podendo assim associar, essas definições, com a explicação generalizante de rádio peão, forma de comunicação mediada e comandada por grupos com o objetivo de contrapor a comunicação oficial. Para o Projeto da Rádio, o contraponto é a incorporação do pensamento crítico à leitura do mundo (FREIRE, 1986), uma premissa educacional capaz de ressaltar e empoderar os partícipes por meio da ação, reflexão crítica, curiosidade, questionamento exigente, inquietação e incerteza. (ARAÚJO,2016)

Objetivo Geral
Possibilitar aos sujeitos da educação o redimensionamento do entendimento do lugar e das  dinâmicas socioespaciais, das geotecnologias e dos Processos Tecnológicos – à compreensão da história, memória, identidade e manifestações artísticas/culturais, mobilizando processos formativos através do exercício dialógico e investigativo alicerçado em uma proposta de Educação Científica.

O projeto “A rádio da escola na escola da rádio”, é uma proposta de intervenção desenvolvida em espaços formais e não formais de educação.  As ações são desenvolvidas através do exercício dialógico e investigativo, que consiste no levantamento/análise de dados referentes à história, memória, manifestações culturais, sociais e estruturais que compõem os espaços, procedendo através de pesquisas de campo com a finalidade de registrar a história de alguns de espaços brasileiros (memória, história oral, mapeamento, demografia, situações ambientais, imobiliárias, sociais entre outras) como elementos mobilizadores e propiciadores de “sentimento de pertença” por sujeitos partícipes à sua cidade e ao seu lugar vivido.

Objetivos Específicos

  • Desenvolver práticas educacionais inovadoras associadas aos registros materiais ou imateriais dos conhecimentos geográficos na dimensão do lugar e sob a ótica dos sujeitos;
  • Empreender as potencialidades dos lugares vividos, percebido e concebido a partir dos sujeitos;
  • Desvelar as possibilidades de reversão, subversão e transgressão das técnicas e das tecnologias, ressaltando a importância do lugar através das potencialidades criativas que esta dimensão oferece aos sujeitos;
  • Mobilizar processos formativos através do exercício dialógico e investigativo, a partir da
    realização de encontros, oficinas e orientações para o desenvolvimento da pesquisa científica

Categorias

  • Lugar
  • Dinâmicas Socioespaciais
  • Processo Tecnológicos
  • Educação Científica
  • Geotecnologias
  • História, Memória, Identidade
  • Arte/cultura

Metodologia
Propõe o “engajamento”, através da imersão no contexto escolar, a fim da apropriação dos fatos e problemas, o entrelaçamento dos saberes, dados e significados, o qual ocorre naturalmente no ir e vir do pesquisador, a partir do olhar sobre e/nos dados e seus significados, considerando a realidade dos sujeitos, seus anseios, suas relações, seus conceitos
e crenças.


Texto enviado por Kátia Soane em 19/12/2018

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